Um dente de alho por dia, nem imagina o bem que lhe fazia!


O alho é extremamente benéfico para a saúde humana. É um alimento muito importante devido aos seus nutrientes e capacidade de fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater doenças. E isso devido à alicina, que é uma substância presente no alho.

Para quem o consome em casa, é bom saber que o ideal é ingeri-lo cru, já que aquecido perde muitas das suas propriedades. Triture-o no liquidificador junto com o seu molho preferido e use-o em diversos pratos.

Se só usa o alho em chás, misturado com o limão (como poderá ver neste artigo) e o mel, para combater gripes e constipações, deverá aprender como o utilizar em outras ocasiões, para combater doenças e desintoxicar o corpo.

alho_por_dia_1

1. Anticoagulante, o alho melhora a circulação sanguínea

O alho tem propriedades anticoagulantes, por isso, não deve ser consumido em excesso por mulheres grávidas, pessoas que já sofrem com problemas de coagulação (como os hemofílicos) ou quem passará por uma cirurgia em breve.

O seu poder de evitar a coagulação vem do seu alto teor de vitamina B, que diminui os níveis da homocisteína. Esse aminoácido está relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e a problemas cardiovasculares.

  • Níveis elevados de homocisteína tornam o sangue mais espesso, o que pode levar à formação de coágulos.
  • Aumenta o risco de o paciente sofrer uma trombose.
  • Quando maior o nível de homocisteína, mais hipóteses de sofrer de doenças nas artérias coronárias.

Consumir um alho em jejum diariamente e adotar hábitos saudáveis pode combater o problema.

2. O alho é um antibiótico natural

alho_por_dia_2

Este alimento é um antibiótico tão bom que até substitui o uso de medicamentos. Constipações e gripes, por exemplo, não resistem ao bom e velho chá de alho com gengibre, mel e limão.

Apesar das gripes e constipações serem causados por vírus, a imunidade do corpo fica mais forte para expulsar esse agente patogénico. Também pode combater com mais força bactérias oportunistas e ajudar a combater inflamações leves.

3. O alho faz bem ao fígado

Acima de tudo, o alho é excelente para desintoxicar o organismo. Ajuda-nos a eliminar parasitas e toxinas, e até mesmo metais pesados, como o mercúrio. Outros de seus benefícios são:

  • É rico em vitamina A, B e C, que fazem bem ao fígado.
  • É anti-inflamatório, sendo saudável consumir um alho cru por dia se sofremos com o fígado gorduroso.
  • Tratar os olhos inflamados, o rosto inchado e um sabor amargo na boca, por causa de um fígado sobrecarregado.

4. É um bom descongestionante

Sinusite, tosse e catarro podem ser tratados com infusões e outros remédios naturais feitos com alho, mel, limão, gengibre e eucalipto.

Este alimento pode ser adicionado a xaropes no caso de tosse com secreção. Também pode respirar o vapor de água libertado por infusões quentes de alho e eucalipto, para desobstruir as vias respiratórias.

5. O alho cuida da nossa pele

alho_por_dia_3

As mulheres mais vaidosas vão gostar de saber que este alimento combate o envelhecimento precoce.

  • É rico em antioxidantes, que nos permitem proteger e regenerar a pele.
  • O alho estimula a renovação celular e combate a acne.

6. Reduz os níveis de colesterol

A alicina faz muito bem ao sistema cardiovascular, sendo estudada como coadjuvante no tratamento da pressão alta. Consumir um alho por dia pode diminuir o colesterol ruim em 9%.

A Fundação Espanhola do Coração (FEC) recomenda incluir o alho na dieta não só para diminuir o colesterol, como também como remédio depurativo, antisséptico e antibacteriano.

7. Sofre de anemia? O alho pode ajudar

A anemia pode ter causas alimentares, como a deficiência de ferro na dieta. O alho ajuda pacientes anémicos, pois fortalece as defesas do organismo e nutre o sangue com diversas vitaminas e minerais.

8. Cuida do nosso sistema digestivo

alho_por_dia_4

Triture o dente de alho e misture-os a molhos e saladas para consumi-lo diariamente e notará como a digestão ficará mais fácil. O alho estimula o ácido gástrico, por isso os alimentos podem ser processados adequadamente. Este alimento ajuda a melhorar o funcionamento do fígado e o pâncreas.

Entretanto, pessoas com tendência a refluxo, gastrite, úlceras, azia e outros problemas estomacais devem moderar o seu consumo justamente porque aumenta a acidez do estômago. É essencial conhecer e respeitar as características do próprio corpo para ter uma vida equilibrada e saudável.

Segue a nossa página de facebook:


Artigos Relacionados

1 Comment

  1. afonso

    qual o melhor tratamento para a micose

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.