Deita fora os alhos germinados? Não volte a fazer isso! Eles possuem grandes benefícios para a saúde!


Como está a crescer para se tornar uma planta, o alho germinado tem mais vitaminas e mais proteínas. Ele também aumenta o seu poder regenerativo e revitalizante.

É muito habitual que ao comprar alhos e não os utilizar logo, acabem por germinar na nossa cozinha. O que fazer nestes casos? Costuma deitar para o lixo esses alhos? Se for assim, deve saber que está a desperdiçar grandes benefícios que poucas pessoas conhecem e que vale a pena considerar.

A Associação Americana de Química realizou recentemente um interessante estudo que explica todas as propriedades dos alhos germinados, algo que costumava ser realizado na antiguidade, mas que agora já não valorizamos tanto.

Descubra a seguir tudo o que o alho germinado pode fazer pela sua saúde… E não volte a deitá-los para o lixo!

Propriedades dos alhos germinados

É muito frequente que, quando o alho inicia o processo de germinação, optemos sempre por deitá-lo fora. Como vamos consumir um alho que está a tornar-se numa planta? Bem, a partir de hoje considere os seguintes dados antes de descartar os alhos germinados. A sua saúde vai agradecer!

  • 1. Os alhos germinados têm mais poder antioxidante que os alhos normais

Como já sabe, o alho é esse aliado medicinal que fortalece o nosso sistema imunológico e que nos defende de muitas doenças. Depura-nos, é um potente antibiótico natural e, além disso, contribui com um grande número de vitaminas e minerais. Não obstante, nesse momento em que o alho começa a germinar, aparecem novos benefícios.

No instante em que começa a brotar, formam-se umas enzimas naturais que protegem a planta jovem de novos patogénicos externos. Estas enzimas novas, que aparecem no alho, fazem com que ele aumente a sua atividade antioxidante para permitir que a planta cresça com mais força e com mais saúde. Quer dizer, às propriedades naturais do alho, como são o seu poder antibiótico e depurativo, são acrescentadas as suas propiedadades antioxidantes, muito eficazes para lutar contra aos radicais livres que ocasionam o envelhecimento ou a oxidação celular.

  • 2. Protege-nos do endurecimento das artérias (arteriosclerose) e de certos tipos de cancro

Segundo um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, os alhos germinados ao longo de 5 dias melhoraram o seu poder para eliminar os radicais livres graças às enzimas DPPH e ORAC, aumentando o poder intracelular, capaz de nos proteger do endurecimento das artérias e do ataque de diversas células que poderiam ocasionar o cancro colo-rectal, de pele e de peito.

Além disso, segundo estes estudos, o extrato de brotos de alho é muito adequado para nos proteger contra o dano neuronal e o risco de avc ou de outras afecções neuronais.

Como posso consumir o alho germinado?

É importante ter em conta uma série de aspectos que nos ajudarão a obter o máximo benefício dos alhos germinados.

Não compre alhos germinados no supermercado. O mais provável é que tenham germinado em más condições. Para verificar se estão em bom estado, toque-os. Se estiverem muito secos, pesam pouco e estão pequenos, não os escolha, mas se estiverem escuros e cheiram bem, pode escolhê-los. Não obstante, sempre serão mais saudáveis os germinados em nossa casa.

Para consumi-los, basta cortá-los, e depois abri-los pela metade. Vai poder ver imediatamente o broto a nascer no centro do dente do alho. Devem ter uma cor verde muito fresca e chamativa. Nunca devem ter uma cor castanha ou negra.

O alho germinado tem um sabor um pouco mais forte, assim nestes casos provavelmente deve colocar uma quantidade menor na hora de incluí-lo nas suas comidas. Basta picar o alho germinado e acrescentá-lo em saladas, ou cozinhados, tal e como faria normalmente.

Para concluir, é interessante saber que os mantimentos germinados contêm grandes benefícios para a nossa saúde. É nesse momento em que o vegetal está a crescer, que está a germinar para converter-se numa planta e oferecer assim novos frutos. Durante o dito processo, aparecem mais vitaminas, mais proteínas, e eleva-se além o seu poder regenerativo e revitalizante.

Vale a pena ter em conta e beneficiar de outros mantimentos germinados como pode acontecer com as cebolas, os grãos-de-bico, a erva-doce, a alfafa, os rabanetes, a rúcula… Tesouros da natureza que não devem faltar na sua dieta.

Segue a nossa página de facebook:


Artigos Relacionados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.