Açafrão-da-índia com mel: um “santo” remédio para o nosso organismo!


A maioria das pessoas já deve ter usado, ou ouvido falar, do açafrão-da-índia (ou cúrcuma) como uma especiaria para temperar ou dar um gosto diferente a certos pratos culinários, mas se calhar desconheciam que esta incrível especiaria pode ser usada de forma medicinal, em certos medicamentos caseiros.

Para quem não conhece, o açafrão-da-índia pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados maiores na forma de um pó de coloração amarela.

A receita que trazemos hoje é de um excelente medicamento natural misturado com outro: a cúrcuma com mel de abelha.

curcuma-com-mel-de-abelha

Benefícios e propriedades

Entre os diversos benefícios encontrados está a acção anti-inflamatória, que pode ser usada não apenas para combater e destruir as bactérias causadoras de doenças, mas também para promover o fortalecimento das defesas do corpo. O medicamento, ao contrário dos medicamentos antibióticos industrializados, não possui efeitos colaterais sobre a flora intestinal.

O uso da cúrcuma com mel é eficaz ainda ao trazer diversas melhorias no processo de digestão, além de aumentar a actividade da flora benéfica do intestino.

A curcumina, polifenol natural identificado como ingrediente activo essencial na cúrcuma, atinge mais de 150 funções terapêuticas que incluem a sua acção como antioxidante, anti-inflamatório e anti-cancro.

A cúrcuma com mel pode ser usada também por aqueles que sofrem com hemofilia e hipertensão, uma vez que a mistura tem propriedades que ajudam a afinar o sangue e reduzir a pressão arterial, além de diminuir os níveis de açúcares no sangue.

Modo de consumo

Ao notar os primeiros sintomas da doença, utilize esse medicamento natural invés dos medicamentos industrializados normalmente usados. Pode ser aplicado em constipações, logo ao notar os primeiros sintomas. Para isso, faça o preparo descrito a seguir:

Ingredientes

  • 100 g de mel de abelhas puro
  • 1 colher de sopa de açafrão-da-índia (cúrcuma)
  • 1 frasco de vidro com tampa devidamente higienizado

Modo de preparação

  • Num recipiente, misture bem os dois ingredientes até notar que ambos formaram uma mistura homogénea.
  • Em seguida, armazene no frasco separado e feche bem.

Aos primeiros sintomas de constipação siga as seguintes instruções:

  • Passo 1: Ao primeiro dia que notar os sintomas, tome meia colher de chá da mistura de hora em hora durante o dia inteiro.
  • Passo 2: No segundo dia, tome meia colher de chá da mistura a cada duas horas, durante o dia inteiro.
  • Passo 3: No terceiro dia, tome meia colher de chá da mistura três vezes ao dia.
  • Importante: a mistura não deve ser engolida, mas sim permanecer na boca até que seja completamente absorvida. Após os três dias de tratamento, a constipação diminui consideravelmente, o que ajuda com que o corpo se recupere da forma correta.

Outras utilizações

Para problemas respiratórios, consuma a mesma mistura na dose de uma colher de chá três vezes ao dia durante uma semana. O medicamento natural também pode ser misturado nessa proporção ao leite ou ainda ao chá.

Contra-indicações e precauções

Diabéticos devem consultar um médico antes de consumir o medicamento. Pacientes que sofrem de doenças biliares não devem fazer uso desse medicamento natural, uma vez que causa contracção muscular na vesícula biliar.

Segue a nossa página de facebook:


Artigos Relacionados

1 Comment

  1. Jose Da silva

    EXCELENTE DICAS

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.