7 Plantas que são realmente muito eficazes para combater a insónia!


Quem sofre com insónia geralmente tem dias muito mais cansativos e stressantes do que pessoas que desfrutam de uma boa noite de sono.

Partilharemos neste artigo sete ervas milagrosas que nos permitem dormir rápido e tranquilamente.

Vê quais são e não deixes de tê-las em tua casa:

1. Maracujá

É bem conhecido pelo seu efeito calmante.

Recomenda-se consumir o seu sumo depois de um longo dia para aliviar a ansiedade.

O chá das folhas também acalma.

Coloca 200 ml de água para ferver e desliga o lume.

Transfere a água para uma chávena e acrescenta 1 colher (sopa) de folhas secas de maracujá.

2. Lavanda/ Alfazema

Ela ajuda a relaxar o corpo.

Podes misturar 10 gotas de óleo de lavanda/alfazema (vende-se em lojas de produtos naturais) com um pouco de azeite e aplicar nas pernas e nas costas, massajando suavemente.

3. Camomila

É um velho e conhecido calmante natural.

Esta é uma das ervas mais conhecidas para acalmar e ajudar a dormir.

Além disso, também é boa para a digestão.

Prepara o chá de camomila com 2 colheres (sopa) da erva seca num 1 litro de água quente.

Após quatro horas, filtra o líquido e bebe ao longo do dia.

4. Kava-kava

Ótima para tratar depressão e ansiedade, além de ajudar a dormir.

Por ser uma erva poderosíssima, deves consumir com moderação.

Ela pode ser vendida em suplementos e, se comprares sem consultar um médico, podes ter problemas no fígado.

Portanto, procura fazer uma infusão suave e beber apenas um copo diariamente.

5. Valeriana

Esta é uma erva que deve ser consumida com moderação, pois já foi comprovado que ela é um forte sedativo natural.

Portanto, se nunca consumis-te esta erva, faz uma infusão suave.

6. Erva-cidreira

Há muitos trabalhos científicos sobre esta planta.

A maioria desses trabalhos demonstrou que ela apresenta efeitos ansiolíticos em condições de stress de leve a moderado.

A erva-cidreira também é um bom analgésico e pode aliviar dores de cabeça.

É uma alternativa barata e segura, mas pode causar – se usada em excesso – dor abdominal, náuseas, tonturas e vómitos.

O ideal é que os adultos consumam durante um mês, enquanto as crianças apenas por uma semana.

Se quiser voltar a consumir, deves fazer uma pausa de sete dias.

7. Alface

Fortalece o sistema nervoso e combate a insónia.

Também é benéfica ao coração.

Para insónia, faz um chá fervendo rapidamente duas folhas frescas de alface numa chávena de água.

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