6 Tratamentos medicinais para curar o fígado gordo de forma natural!


O fígado gordo é o nome popular dado a uma condição de saúde conhecida como esteatose hepática, que é caracterizada pelo acumular de gordura no interior das células do fígado, o que acaba por provocar a sua inflamação.

tratamento_figado_gordo_1

Atualmente esta condição tem se tornado cada vez mais comum, principalmente como consequência do estilo de vida que muitos de nós mantemos hoje, ingerindo uma quantidade exagerada de gordura nas nossas dietas e mantendo hábitos sedentários que não costumam envolver a prática de actividade física.

Estas seriam as características de um caso de fígado gordo não alcoólico. Além disso, existe também o fígado gordo do tipo alcoólico, que é causado pela ingestão exagerada de álcool.

Como tratar o fígado gordo

Felizmente, a maioria dos casos de fígado gordo não é grave. No entanto, é importante ressaltar que é importante tratá-lo assim que for identificado, pois caso contrário esta condição pode evoluir para doenças mais graves, como a hepatite gordurosa, a cirrose hepática e até o cancro.

Uma boa notícia é o facto de que algumas alterações na dieta e no estilo de vida podem curar o fígado gordo de forma totalmente natural e sem fazer uso de medicamentos farmacêuticos. Por isso, se sofrer com esta condição, mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios regularmente.

Estas mudanças nos hábitos podem ser acompanhadas de alguns remédios naturais feitos com alimentos que, muitas vezes, fazem parte do nosso dia a dia. A seguir vamos apresentar seis deles, que podem nos ajudar a combater o fígado gordo naturalmente.

Remédios naturais para o fígado gordo

tratamento_figado_gordo_2

Alcachofra

Este vegetal possui pouquíssimas calorias e tem uma ação diurética que favorece a eliminação de líquidos retidos para melhorar o funcionamento do organismo em geral.

A sua capacidade de controlar os níveis de colesterol alto e de açúcar no sangue é um dos seus principais benefícios contra o fígado gordo, já que a alcachofra ajuda a diminuir a absorção de gordura no corpo.

A melhor maneira de consumi-la é no seu estado natural ou em preparos leves, como cozida ou feita no forno. Recomenda-se ingerir alcachofra pelo menos duas vezes por semana.

Vegetais verdes

Os vegetais verdes estão entre os nossos principais aliados para combater o fígado gordo e depurar este órgão cujas funções são tão importantes para o nosso bem-estar. As folhas verdes são ricas em clorofila, e absorvem as toxinas presentes na corrente sanguínea. Além disso, são capazes de neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, atuando como um mecanismo protetor poderoso para o fígado. Aposte na rúcula, espinafre, chicória e mostarda.

Além das folhas, também podemos citar os vegetais crucíferos, como a couve, o repolho, o brócolo e a couve-flor. Eles favorecem a produção de enzimas no fígado que ajudam a eliminar toxinas e substâncias potencialmente carcinogênicas.

Beterraba

tratamento_figado_gordo_3

A beterraba é muito rica em flavonoides e em betacaroteno. Por este motivo, consumi-la pode ajudar a estimular e melhorar a função do fígado e a tratar o fígado gordo. Ela contribui para eliminar a gordura e os resíduos que podem se acumular quando o fígado não está a trabalhar em condições adequadas.

Para aproveitar as suas propriedades, a melhor alternativa é consumi-la crua ou batida como um dos ingredientes de sumos naturais.

Alho

O alho é capaz de activar enzimas do fígado que ajudam o organismo a eliminar toxinas de maneira mais rápida e eficiente. Ele também contém uma quantidade significativa de alicina e do mineral selénio, dois compostos naturais que ajudam a depurar o fígado. Por estes motivos, vale a pena consumi-lo para tratar o fígado gordo.

Lembre-se de que a melhor maneira de obter todas as suas propriedades é consumir o alho cru. Experimente acrescentá-lo à sua salada para obter mais sabor e muito mais saúde.

Nozes

tratamento_figado_gordo_4

As nozes são ricas em arginina e ajudam o fígado no processo de desintoxicação do organismo, eliminando resíduos e toxinas com mais eficiência. Além disso, elas são ricas em glutationa e ácidos graxos ômega 3, substâncias que auxiliam as ações depurativas do fígado.

Se você sofrer com o fígado gordo, as nozes podem ser uma boa opção de lanche entre as refeições.

Açafrão-da-índia (cúrcuma)

A cúrcuma possui propriedades desintoxicantes naturais e ajuda a potencializar a ação do fígado no organismo. Ela é capaz de auxiliar enzimas que trabalham ativamente para eliminar substâncias carcinogênicas do corpo. Vale a pena incluir este tempero na dieta para tratar o fígado gordo.

Segue a nossa página de facebook:


Artigos Relacionados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.