10 Usos do mel que pouca gente conhece. São usos fantásticos!


O mel é um delicioso produto natural que para além de ser uma óptima alternativa ao açúcar, ele também faz muito bem à saúde. Já deve ter ouvido falar das propriedades anti-gripais do mel e do quanto ele contribui para manutenção do seu sistema imunológico. Por isso hoje vamos te falar sobre outras descobertas de uso para o mel que você ainda não conhecia.

usos_do_mel

1- É bom para a memória

O mel é composto basicamente de carboidratos e água. Ele tem ainda vitaminas e minerais que são substâncias que ajudam o corpo tanto a absorver cálcio (um mineral importante para o processamento do pensamento) quanto na prevenção da perda de memória causada por dano celular cerebral.

2- Ajuda a curar ressaca

Consumir uma colher de mel ou beber um chá adoçado com mel ajuda o corpo a metabolizar o álcool mais rápido. Isso se deve aos altos níveis de frutose presentes no mel.

3- Limpeza facial

Em contraste com a maioria dos produtos de limpeza facial, que contém muitos compostos químicos, o mel é natural e tem propriedades que retiram as células mortas da pele e removem as bactérias e impurezas da pele. Dá para usar como esfoliante padrão ou com com óleo de coco.

4- Antibiótico

O mel, mesmo colocado sobre ferimentos, estimula o processo de cicatrização e evita o crescimento bacteriano. Testes científicos mostraram que mel pode conter ou matar bactérias como escherichia coli na forma de estirpes de Staphylococcus.

5- Anti histamínico

Em pelo menos dois estudos, o mel foi comparado com inibidores de tosse e anti histamínicos comuns vendidos no mercado. Em ambos constataram a presença de elementos que reduzem a tosse noturna melhor que os medicamentos industrializados.

6- Ajuda na dieta

Assim como pimenta e chá-verde, o mel pode acelerar o metabolismo. Então, se você tá precisando de uma ajuda extra na dieta, fica a dica de chá-verde com mel para acompanhar um lanche da tarde sem culpa.

7- Ajuda a combater a insónia

Os açucares do mel estimulam a produção natural de serotonina. A serotonina é o principal neurotransmissor responsável pela nossa sensação de bem-estar. O corpo converte serotonina em melatonina, a substância que regula o nosso sono. Quando o cérebro processa o triptofano do mel, isso estimula a produção da melatonina.

8- Alivia alergias

Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas sobre o efeito do mel no alívio de alergias. Os resultados ainda são inconclusivos, mas os naturopatas alegam que os vestígios de pólen que permanecem no mel podem agir como inoculadores. Eles estimulam o corpo a produzir anticorpos conduzem a um menor desconforto em resposta a uma alergia.

9- Diminui o mau hálito

As propriedades antibacterianas do mel também são úteis para derrubar a halitose. Um uso muito difundido popularmente, é misturar uma colher de chá de mel, 1/8 da colher com canela e misturar em meio copo de água morna. O gargarejo com essa mistura oferece um hálito fresco.

10- Tratamento para caspa

Uma mistura de 9 partes de mel com 1 parte de água, minimiza os aspectos dos cabelos ressecados ou com caspa. O uso frequente resulta em menos comichão e irritação no prazo de uma semana.


Segue a nossa página de facebook:



Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *